Minhas obras de arte favoritas
16 DE ABRIL DE 2025


No último conteúdo, eu contei para vocês um pouco sobre a minha relação com a arte e como a cada etapa do meu processo de autoconhecimento me conectou cada vez mais com as diferentes formas de expressões artísticas.
A arte brilha a minha alma e o meu coração e fico fascinada por todo o processo de criação de uma obra.
Falando especificamente de pintura, eu fico viajando em como o pintor, ou a pintora, pensou aquele quadro, como foi todo o processo de concepção da ideia, qual a história por trás daquela imagem.
Se a imagem estivesse em movimento, o que estaria acontecendo antes daquela cena e o que aconteceria depois?
Como as pinturas sempre expandem o meu coração, quero expandir um pouquinho o de vocês, apresentando as minhas 7 obras de arte favoritas.

Fonte: Da Vinci Vix
(Acessar link) 1- O Nascimento de Vênus- Sandro Botticelli
Essa é uma obra tão sensível, feminina e ao mesmo tempo mística, que me fascina! Além disso, mitologia também é outro assunto que eu amo, então a junção dos dois temas, com as cores, traços e disposição que Botticelli usa em suas obras, me passa uma sensação de paz e identificação.

Fonte: Wikipédia
(Acessar link) 2- A Noite Estrelada- Vincent Van Gogh
A noite, por si só, já é fascinante em toda a sua grandeza. E o jeito como Van Gogh demonstra essa noite, de forma tão orgânica e impressionista, na qual todas as formas se juntam e são quase como uma união entre todos os elementos, deixa o quadro mais do que perfeito.

Fonte: BBC
(Acessar link) 3- Abaporu- Tarsila do Amaral
A obra Abaporu de Tarsila do Amaral tem um lugar especial no meu coração, pois me remete a minha infância. Eu me lembro de analisar e reproduzir essa imagem com a minha mãe para as minhas aulas de arte. Além disso, as cores e a brasilidade da imagem são lindas de ver! Tem algo no Abaporu que faz com que eu me identifique com ele, é quase como se eu sentisse que ele está sozinho e quisesse ser amiga dele.

Fonte: WikiArt
(Acessar link) 4- Guernica- Pablo Picasso
Me lembro muito de estudar essa obra na escola e na faculdade.
Ela é uma mistura de elementos e cenas, que incomodam. E entendo que essa era a ideia de Pablo Picasso.
Mas, ao mesmo tempo, me faz imaginar como ele pensou em cada elemento para formar o todo de uma forma desarmônica e harmônica, ao mesmo tempo. Por isso, acho uma pintura genial.

Fonte: Wikipédia
(Acessar link) 5- A Criação de Adão- Michelangelo
Como tudo o que Michelangelo faz, A Criação de Adão é genial.
A ideia da criação do homem por Deus, que está dentro de um cérebro, representando o conhecimento e o contexto em que ele está inserido, dentro de um grande afresco que cobre o teto da Cepela Sisitina, junto com outras imagens.
Além de todo o esforço que Michelangelo fez para pintar cada uma das etapas do afresco, que contam histórias diferentes.
Eu sinto como se ele fosse de outro planeta, com todo seu conhecimento e sensibilidade.

Fonte: Aventuras na História
(Acessar link) 6- As Meninas- Diego Velázquez
As Meninas de Velázquez estão nessa lista, porque sempre fico me perguntando o que está acontecendo durante essa cena, o que está acontecendo no castelo (se realmente for um castelo), qual o papel de cada um naquela dinâmica. Enfim, me fascina ficar viajando na vida dessas meninas.

Fonte: Guia do Estudante
(Acessar link) 7- Os Girassóis- Vincent Van Gogh
Aqui eu não preciso me esticar muito, pois girassol é minha flor favorita e a paixão de Van Gogh por ela é linda.
A forma como ele representa a flor em várias obras, mas principalmente naquelas em que ela é a protagonista, é lindo de ver.
Apesar da tristeza, que parece que ele está sentindo quando cria essas artes, ainda assim é de se emocionar.
VER POST NO INSTAGRAM