Figurinos dos 5 filmes indicados ao Oscar 2022 na categoria 'Melhor Figurino'
06 DE MAIO DE 2022Eu sei que esse conteúdo parece um pouco atrasado, mas não está!
Você sabe quais foram todos os indicados para a categoria 'Melhor Figurino' no Oscar 2022?
Os cinco indicados para essa categoria foram: Cruella, Duna, Amor, sublime Amor, O beco do pesadelo e Cyrano.
E hoje eu vim contar para vocês algumas características e curiosidades sobre o figurino de cada um desses filmes.
1- Cruella
Vamos começar falando sobre o campeão da categoria! O figurino do filme Cruella foi assinado por Jenny Beavan!
Cruella possui um estilo muito ligado à Londres dos anos 70, com a cultura punk no seu auge. O mundo da moda está bem presente no filme, uma vez que a protagonista sonha em ser uma estilista de sucesso e tem como a sua principal rival a melhor estilista britânica da época.
Os looks do filme são bem característicos de Londres, misturando o sofisticado da realeza com a modernidade da cultura punk, que nasceu nos anos 70 e foi uma inspiração para grandes estilistas da época, como Vivienne Westwood.
Apesar de o guarda-roupa de Cruella ser extremamente fashionista e high low, sua inimiga, a Baronesa, possui um estilo mais clássico, inspirado na Maison Dior!
A rivalidade histórica entre Londres e Paris, e o contraponto estético da moda das duas capitais, ajuda a exemplificar a briga entre as duas personagens, trazendo muito a dualidade da modernidade do punk presente na capital inglesa versus a tradição couture da grife francesa.
CruellaFonte: UOL
(Acessar link)
2- Duna
Duna não levou o Oscar de melhor figurino, mas foi um dos grandes vencedores desta edição. O figurino do filme foi assinado por Jacqueline West.
Foram criadas mais de 2 mil peças de roupa para o filme e apesar de ser uma história futurista, quem assistiu ao filme teve a impressão de estar assistindo a um filme medieval, uma espécie de Game of Thrones com alta tecnologia! E isso ficou muito presente nas roupas usadas pelos personagens , que possuíam diferentes referências históricas, desde tribos nômades do deserto, passando pela mitologia grega e chegando ao tom sombrio das pinturas de Goya.
DunaFonte: Fórum Nerd
(Acessar link)
3- Amor, sublime Amor
O filme é a adaptação de um famoso musical da Broadway de 1957, e o responsável pelo figurino foi Paul Tazewell.
O desafio do figurinista foi se reinventar em cima de uma história, que além de ter sido contada nos palcos, foi filmada em 1961. Ou seja, o figurino precisava remeter à história e ao seu tempo histórico, porém de uma forma completamente nova.
O filme conta a história de amor de dois jovens de mundo diferentes, que tentam viver essa história em meio a briga de duas gangues rivais, de nova iorquinos, contra porto-riquenhos. Com isso, o figurino do filme fica muito bem dividido entre esses dois universos.
Os porto-riquenhos possuem um estilo mais social, com cores mais quentes, porém tentando sempre se afastar do estereótipo latino. Já para o lado estadunidense, Paul optou por um figurino mais casual, com a famosa combinação entre jeans, camiseta branca e jaqueta, ao maior estilo James Dean e Marlon Brando, com cores mais sóbrias.
Amor, sublime AmorFonte: Agência de Notícias
(Acessar link)
4- O beco do pesadelo
O figurino do filme foi assinado por Luis Sequeira, que procurou ser bem minucioso na escolha dos figurinos de seus personagens, que mudavam de acordo com o ano e com a cidade que o filme retratava, mas sem perder a personalidade de cada um deles.
Para isso, Luis Sequeira mandou fazer a maioria dos figurinos que aparecem no filme e viajou para quatro países diferentes para obter matéria prima e inspiração. Esses países foram: Inglaterra, França, Espanha e Itália.
O beco do pesadeloFonte: FFW
(Acessar link)
5- Cyrano
Seguindo a tradição da academia de ter um amor especial por figurinos históricos, Cyrano entrou na lista dos indicados da categoria e possui o seu figurino assinado por dois figurinistas, Massimo Cantini Parrini e Jacqueline Durran.
O filme conta a famosa história do escritor e duelista francês, Cyrano de Bergerac.
Os figurinistas do filme, o italiano Massimo Cantini Parrini e a britânica Jacqueline Durran, foram buscar referências para as roupas em aquarelas do século 18, em museus de Londres e de Roma.
Foram 700 figurinos criados do zero, e como Cyrano era um militar, metade desses figurinos eram uniformes militares. Além disso, eles queriam achar o tom de vermelho perfeito, que mudasse conforme a incidência de luz, e para isso foram feitas diversas provas de tecido e tingimento, que depois foi replicado para os mais de 300 uniformes.
CyranoFonte: Metrópoles
(Acessar link)
VER POST NO INSTAGRAM