MODA

Minhas observações sinceras sobre a NYFW

13 DE FEVEREIRO DE 2025
Minhas observações sinceras sobre a NYFW Minhas observações sinceras sobre a NYFW Minhas observações sinceras sobre a NYFW

Uma das coisas que mais me chamou atenção durante a New York Fashion Week Outono/Inverno 2025, foi a falta de informações que chegaram até mim sobre o evento, mesmo eu sendo uma pessoa que se interessa e pesquisa sobre o tema.

Por isso, fiquei me perguntando: Será que a “Era da Moda Norte-Americana” está cada vez mais perdendo espaço para a “Moda Europeia”?

E quando eu falo “Moda Europeia”, não só falando das grandes capitais da moda mundial (Londres, Milão e Paris), mas de outras capitais que estão aparecendo e se destacando por suas fortes fashionistas, como Copenhague e Lisboa.

Além disso, falando das grandes marcas que costumam participar do evento anualmente, algumas delas não fizeram parte da programação outono/inverno 2025, como Proenza Schouler, Area e Helmut Lang, após a saída de seus respectivos diretores criativos. Outras marcas tradicionais que também não desfilaram no evento foram Tommy Hilfiger e Ralph Lauren. Enquanto Willy Chavarria, um dos grandes designers de Nova York, escolheu desfilar na semana de moda masculina de Paris.

Ou seja, grandes nomes da semana de moda de Nova York optaram por não participarem dessa fashion week, gerando uma NYFW mais reduzida.

Mas, apesar disso, tivemos grandes desfiles de marcas queridinhas do público, como Marc Jacobs, que entregou muita teatralidade em sua apresentação, mesmo fora da programação oficial do evento, com modelos representando bonecas, com silhuetas abundantes e vestidos influenciados pelo visual de automóveis.

Em contraste a isso, tivemos a tão esperada primeira coleção de Veronica Leoni para Calvin Klein, que focou no estilo mais clássico e na usabilidade das peças, assim como Eckhaus Latta.

Falando diretamente das tendências, tivemos muitos desfiles que apresentaram uma coleção outono/inverno mais clássica, com predominância dos tons neutros como o preto, o branco e o cinza, além de peças mais básicas e elegantes, como foi o caso de Brandon Maxwell e Altuzarra, apesar da última ter incrementado a coleção com um olhar um pouco mais romântico e feminino.

A teatralidade e a extravagância não foi um trunfo apenas da Marc Jacobs. Khate se inspirou nas obras do cineasta David Lynch para criar a sua coleção, começando pela cenografia da passarela, que era dourada circular, fazendo alusão à estrada de tijolos amarelos de O Mágico de Oz, obra de Lynch, algo que eu achei genial.

Mas, os maiores destaques foram as coleções mais extravagantes, com cores vivas e vibrantes, estampas, animal print e cortes mais assimétricos, trazendo para 2025 um inverno mais ousado, como foi o caso das marcas Cristian Siriano, Lapointe e PatBo, que por sua vez se inspirou no carnaval brasileiro para sua coleção e arrasou.

O romântico e o feminino também foram bem presentes na coleção, principalmente através do uso do floral, da transparência e de silhuetas mais marcantes, estilo New Look.

Por fim, o desfile que mais chamou a minha atenção foi o da Coach, que optou por um mood mais vintage e, ao mesmo tempo, descontraído, com uma forte influência do streetwear, com calças mais largas, t-shirts, casacos alongados, alfaiataria moderna e jeans com patchworks, à la anos 2000.

Enfim, sem grandes acontecimentos e tendências disruptivas, a New York Fashion Week acabou e, na minha opinião, não deixou a sua marca ou o seu legado para esta temporada.



Minhas observações sinceras sobre a NYFWBrandon Maxwell
Fonte: Hypnotique
(Acessar link)


Minhas observações sinceras sobre a NYFWAltuzarra
Fonte: Hypnotique
(Acessar link)


Minhas observações sinceras sobre a NYFWKhaite
Fonte: Hypnotique
(Acessar link)


Minhas observações sinceras sobre a NYFWKhaite
Fonte: Hypnotique
(Acessar link)


Minhas observações sinceras sobre a NYFWCristian Siriano
Fonte: Hypnotique
(Acessar link)


Minhas observações sinceras sobre a NYFWLapointe
Fonte: Hypnotique
(Acessar link)


Minhas observações sinceras sobre a NYFWPatBo
Fonte: Hypnotique
(Acessar link)


Minhas observações sinceras sobre a NYFWCoach
Fonte: Hypnotique
(Acessar link)


Minhas observações sinceras sobre a NYFWCoach
Fonte: Hypnotique
(Acessar link)





VER POST NO INSTAGRAM

Você vai Gostar...