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Modelos de Negócios de Marcas de Moda

23 DE AGOSTO DE 2021
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Para quem não sabe, eu realizei um curso online de Gestão de empresas de moda e artigos de luxo, pela Università Commerciale Luigi Bocconi, da Itália.

Nesse curso, eu aprendi um pouco sobre os quatro principais modelos de negócios do mundo da moda e resolvi compartilhar um pouquinho desse conhecimento com vocês!

Primeiro de tudo, entender muito bem o modelo de negócio da sua empresa ou da empresa que você trabalha é muito importante, pois irá ajudar a alcançar uma vantagem competitiva sustentável perante os seus concorrentes, independente do segmento em que você atua.

Para entender um modelo de negócio, precisamos entender quem a empresa atende, com que tipo de produto ou serviço, como ela entrega isso ao mercado e por fim como ela ganha dinheiro.

Falando um pouco agora sobre o mercado de moda e artigos de luxo, podemos observar quatro modelos de negócios que se destacam!

1- Marcas de Luxo:

É um dos modelos de negócios mais antigo que existe e foi criado na França, pensando nas categorias de luxo pesado.

Proposta de valor clara: Atemporalidade, originalidade, criatividade, legado, herança da marca e exclusividade.

Produto: Categorias de alto luxo, como relógios, joias, artigos de couro e acessórios de seda.

Cadeia de valor: Verticalmente integrada (Design + Fabricação + Varejo).

Manufatura: Trabalha com fornecedores, investe na marca e é preocupada com todo o ecossistema que a engloba.

Varejo: Se posicionam onde as marcas de luxo também conseguem 'falar' como o mercado de massa.

Modelos de Negócios de Marcas de ModaMarca de Luxo
Fonte: Brandloom(Acessar link)

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Fonte: Pinterest(Acessar link)

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Fonte: India City Blog(Acessar link)

2- Marcas Premium:

É um grupo heterogêneo e possui um know-how industrial e comercial, sem muita margem para a intuição do estilista.

Além disso, é um modelo de negócio marcado pelo uso de nome fantasia e pela vantagem competitiva com o uso adequado do marketing mix.

Equilíbrio e Combinações Corretas:

• Os produtos desse modelo de negócio são tendência, mas não são extremos em termos de moda;

• Valor certo para o dinheiro (preço);

• Atendimento ao cliente assertivo e completo.

Hoje: É o modelo de negócio com o crescimento mais rápido, pois oferece aos clientes a combinação certa de produtos e é percebido menos como um commodity do que um produto do mercado de massa, mas ainda assim mais barato do que as marcas de luxo.

Evolução da Marca: Criação da identidade e estilo único de uma marca e uma narrativa emotiva, com uma estratégia de comunicação forte.

A importância do conteúdo para a comunicação: Conceitos fortes e criativos expressos em suas campanhas publicitárias.

Modelos de Negócios de Marcas de ModaMarca Premium
Fonte: PT Sale(Acessar link)

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Fonte: Mega Curioso(Acessar link)

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Fonte: Turbologo Blog(Acessar link)

3- Marcas de Grife:

'Sempre quis ser diferente. Sempre quis ser o primeiro.' Miuccia Prada.

Esse é um modelo de negócio que se antecipa a criar novas tendências e que está muito focado na moda.

Núcleo de Negócios: Vestuário, uma das fontes de receita mais importantes.

Funções dos Designers: Criar novas coleções e tomar a decisão final para todos os aspectos da marca.

Cobre diferentes segmentos: Da alta costura até a ideia de sazonalidade, trazida pelo Fast Fashion.

Evolução do modelo de negócios: Licenças.

• Passado: Forte uso de licenciamento em casas de moda, como: pequena Maison, papel criador do designer e licenças externas para fabricação e distribuição;

• Agora: Gerenciamento interno progressivo de extensões de linha (vestuário) e forte uso de licenciamento em alguns negócios (óculos e fragrâncias);

• Segunda linha: As marcas de estilistas incluem linhas de ready to wear ou linhas de difusão (segundas linhas, mais acessíveis e que geralmente são a vaca leiteira da marca);

• Novos concorrentes: Varejistas de Fast Fashion.

Estratégia de reposicionamento:

• Antes: Estilo e consistência de imagem com o rótulo mestre e preocupação com qualidade e com o preço.

• Agora: Preocupação maior com a criatividade e preço, para criar uma identidade forte e autônoma.

Reposicionar as segundas linhas é uma tendência importante!

Modelos de Negócios de Marcas de ModaMarca de Grife
Fonte: Cosme Career(Acessar link)

Modelos de Negócios de Marcas de ModaMarca de Grife
Fonte: Il Mio Espresso(Acessar link)

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Fonte: Pinterest
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4- Varejista Vertical- Mercado de Massa ou Fast Fashion:

Por que vertical?

Para controlar a imagem da marca, ser ágil e estar dentro das tendências, esse tipo de negócio opta por controlar o design da coleção e, não só, o varejo e a distribuição.

Existem dois tipos básicos de varejistas verticais, que são:

Varejistas Básicos de Massa: Ampla gama de produtos, muitos produtos com estilos icônicos, lojas grandes e acolhedoras e preços convenientes.

Varejistas de Fast Fashion: Entrega contínua de novas mercadorias da moda (itens novos nas lojas a cada duas semanas), lojas grandes e acolhedoras e preços convenientes.

Modelos de Negócios de Marcas de ModaVarejista Vertical
Fonte: LOGOTIPO.PT(Acessar link)

Modelos de Negócios de Marcas de ModaVarejista Vertical
Fonte: Pinterest(Acessar link)

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Fonte: Logos-Marques(Acessar link)



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