Modelos de Negócios de Marcas de Moda
23 DE AGOSTO DE 2021Para quem não sabe, eu realizei um curso online de Gestão de empresas de moda e artigos de luxo, pela Università Commerciale Luigi Bocconi, da Itália.
Nesse curso, eu aprendi um pouco sobre os quatro principais modelos de negócios do mundo da moda e resolvi compartilhar um pouquinho desse conhecimento com vocês!
Primeiro de tudo, entender muito bem o modelo de negócio da sua empresa ou da empresa que você trabalha é muito importante, pois irá ajudar a alcançar uma vantagem competitiva sustentável perante os seus concorrentes, independente do segmento em que você atua.
Para entender um modelo de negócio, precisamos entender quem a empresa atende, com que tipo de produto ou serviço, como ela entrega isso ao mercado e por fim como ela ganha dinheiro.
Falando um pouco agora sobre o mercado de moda e artigos de luxo, podemos observar quatro modelos de negócios que se destacam!
1- Marcas de Luxo:
É um dos modelos de negócios mais antigo que existe e foi criado na França, pensando nas categorias de luxo pesado.
Proposta de valor clara: Atemporalidade, originalidade, criatividade, legado, herança da marca e exclusividade.
Produto: Categorias de alto luxo, como relógios, joias, artigos de couro e acessórios de seda.
Cadeia de valor: Verticalmente integrada (Design + Fabricação + Varejo).
Manufatura: Trabalha com fornecedores, investe na marca e é preocupada com todo o ecossistema que a engloba.
Varejo: Se posicionam onde as marcas de luxo também conseguem 'falar' como o mercado de massa.
Marca de LuxoFonte: Brandloom(Acessar link)
Marca de Luxo
Fonte: Pinterest(Acessar link)
Marca de Luxo
Fonte: India City Blog(Acessar link)
2- Marcas Premium:
É um grupo heterogêneo e possui um know-how industrial e comercial, sem muita margem para a intuição do estilista.
Além disso, é um modelo de negócio marcado pelo uso de nome fantasia e pela vantagem competitiva com o uso adequado do marketing mix.
Equilíbrio e Combinações Corretas:
• Os produtos desse modelo de negócio são tendência, mas não são extremos em termos de moda;
• Valor certo para o dinheiro (preço);
• Atendimento ao cliente assertivo e completo.
Hoje: É o modelo de negócio com o crescimento mais rápido, pois oferece aos clientes a combinação certa de produtos e é percebido menos como um commodity do que um produto do mercado de massa, mas ainda assim mais barato do que as marcas de luxo.
Evolução da Marca: Criação da identidade e estilo único de uma marca e uma narrativa emotiva, com uma estratégia de comunicação forte.
A importância do conteúdo para a comunicação: Conceitos fortes e criativos expressos em suas campanhas publicitárias.
Marca PremiumFonte: PT Sale(Acessar link)
Marca Premium
Fonte: Mega Curioso(Acessar link)
Marca Premium
Fonte: Turbologo Blog(Acessar link)
3- Marcas de Grife:
'Sempre quis ser diferente. Sempre quis ser o primeiro.' Miuccia Prada.
Esse é um modelo de negócio que se antecipa a criar novas tendências e que está muito focado na moda.
Núcleo de Negócios: Vestuário, uma das fontes de receita mais importantes.
Funções dos Designers: Criar novas coleções e tomar a decisão final para todos os aspectos da marca.
Cobre diferentes segmentos: Da alta costura até a ideia de sazonalidade, trazida pelo Fast Fashion.
Evolução do modelo de negócios: Licenças.
• Passado: Forte uso de licenciamento em casas de moda, como: pequena Maison, papel criador do designer e licenças externas para fabricação e distribuição;
• Agora: Gerenciamento interno progressivo de extensões de linha (vestuário) e forte uso de licenciamento em alguns negócios (óculos e fragrâncias);
• Segunda linha: As marcas de estilistas incluem linhas de ready to wear ou linhas de difusão (segundas linhas, mais acessíveis e que geralmente são a vaca leiteira da marca);
• Novos concorrentes: Varejistas de Fast Fashion.
Estratégia de reposicionamento:
• Antes: Estilo e consistência de imagem com o rótulo mestre e preocupação com qualidade e com o preço.
• Agora: Preocupação maior com a criatividade e preço, para criar uma identidade forte e autônoma.
Reposicionar as segundas linhas é uma tendência importante!
Marca de GrifeFonte: Cosme Career(Acessar link)
Marca de Grife
Fonte: Il Mio Espresso(Acessar link)
Marca de Grife
Fonte: Pinterest
(Acessar link)
4- Varejista Vertical- Mercado de Massa ou Fast Fashion:
Por que vertical?
Para controlar a imagem da marca, ser ágil e estar dentro das tendências, esse tipo de negócio opta por controlar o design da coleção e, não só, o varejo e a distribuição.
Existem dois tipos básicos de varejistas verticais, que são:
• Varejistas Básicos de Massa: Ampla gama de produtos, muitos produtos com estilos icônicos, lojas grandes e acolhedoras e preços convenientes.
• Varejistas de Fast Fashion: Entrega contínua de novas mercadorias da moda (itens novos nas lojas a cada duas semanas), lojas grandes e acolhedoras e preços convenientes.
Varejista VerticalFonte: LOGOTIPO.PT(Acessar link)
Varejista Vertical
Fonte: Pinterest(Acessar link)
Varejista Vertical
Fonte: Logos-Marques(Acessar link)
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