MODA

Semana de Moda de Alta-Costura

06 DE FEVEREIRO DE 2023
semana de moDa de alta-costurA semana de moDa de alta-costurA semana de moDa de alta-costurA

A semana de moda de alta-costura de Paris, aconteceu entre os dias 23 e 26 de janeiro, e foi palco para as marcas que compõem esse seleto grupo apresentarem suas coleções de primavera/verão 2023.

Ao todo foram 30 desfiles, sendo que a maioria deles foi transmitido ao vivo pelo site da Federação de Alta-Costura.

É importante frisar que para participar do seleto grupo de etiquetas da Federação de Alta-Costura, é obrigatório que a marca tenha um ateliê na França, faça produções sob encomenda, possua um time de pelo menos 15 profissionais, entre outras exigências. Confira no artigo 'Quais os itens necessários para a Alta Costura?'.

LER ARTIGO

As grifes que hoje compõem esse hall da alta-costura são:

- Schiaparelli
- Iris Van Herpen
- Georges Hobeika
- Christian Dior
- Rahul Mishra
- Maison Rabih Kayrouz
- Giambattista Valli
- Chanel
- Alexis Mabille
- Stéphane Rolland
- Julien Fournié
- Alexandre Vauthier
- RVDK Ronald van der Kemp
- Giorgio Armani Privé
- Yuima Nakazato
- Franck Sorbier
- Elie Saab
- Julie de Libran
- Viktor&Rolf
- Zuhair Murad
- Jean Paul Gaultier
- Valentino
- Aelis
- Imane Ayissi
- Juana Martin
- Fendi
- Gaurav Gupta
- Maison Sara Chraibi
- Robert Wun

Dentre elas, tivemos alguns pontos a serem destacados.

1- Chanel

A coleção Verão 2023 da Maison Chanel foi inspirada nos desenhos, objetos e esculturas de animais como camaleões, leões e pássaros, encontrados no apartamento de Gabrielle Chanel. Com isso, vemos que todos os bordados das peças foram inspirados no mundo animal, até mesmo os dos vestidos de noiva.

Porém, não é porque estamos falando de inspiração animal que a simplicidade ficou de lado, pelo contrário! Essa é a palavra chave da Nova Era Chanel, comandada por Virginie. A atmosfera dos looks é sempre leve e fresca, indo de encontro a todo o legado da marca.

Nesta semana de alta-costura pudemos observar a silhueta simplificada por comprimento e volume, através de vestidos coluna e minissaias, além da utilização de elementos dos figurinos de espetáculos de mágica, como gravatas borboletas, luvas brancas e cartolas.

semana de moDa de alta-costurA1- Chanel
Fonte: VOGUE
(Acessar link)

2- Schiaparelli

A inspiração de Schiaparelli foi a Divina Comédia e o Inferno de Dante, trazendo o medo e a dúvida como ponto central da sua coleção de verão 2023.

O surrealismo, marca importante na estética da maison, foi trabalhado através de um lobo e um leão de espuma, cabeças de leopardo, pele fake e resina, estilo taxidermia! Animais que estavam na porta do inferno quando Dante encontra Virgílio.

Mesmo contextualizados e fakes, para homenagear a luta de Elsa Schiaparelli no início de sua carreira nos Estados Unidos, os looks geraram um desconforto na plateia, uma vez que remetiam muito à crueldade animal.

Além disso, o desfile foi protagonizado por grandes nomes do mundo da moda como Naomi Campbell, Shalom Harlow e Irina Shayk!

semana de moDa de alta-costurA 2- Schiaparelli
Fonte: VOGUE
(Acessar link)

3- Christian Dior

A coleção de alta-costura do verão 2023 de Dior foi inspirada em Josephine Baker, resgatando a estética dos anos 1920, criou produções que entregaram todo o glamour e elegância da época.

Josephine Baker foi uma espiã e dançarina norte-americana que lutou na Segunda Guerra Mundial, além de ser a primeira mulher negra a ser homenageada no Panteão de Paris. Além disso, ela se mudou para Paris na década de 1920 e foi ícone de glamour.

Para seu desfile a Maison Dior utilizou itens como seda, cintura baixa, veludo, canutilhos e franjas, estilo flapper girl. Que se contrastam com algumas peças vindas da moda masculina, como os ternos.

semana de moDa de alta-costurA3- Christian Dior
Fonte: VOGUE
(Acessar link)

4- Elie Saab

A coleção de alta-costura do verão 2023 de Elie Saab foi marcada por rendas, cristais, bordados e brilhos. Itens que já são marca registrada do estilista.

semana de moDa de alta-costurA 4- Elie Saab
Fonte: VOGUE
(Acessar link)

5- Giorgio Armani Privé

É importante destacar que aos 88 anos, Giorgio Armani, ainda participa de todo o processo de criação de todos os desfiles da marca, sendo que existem no mínimo 10 desfiles por ano entre a marca Giorgio Armani e Emporio. Para a coleção de verão 2023, a elegância, assinatura da maison, se funde à geometrias multicoloridas na estilo arlequim, através de produções festivas e extremamente trabalhadas.

semana de moDa de alta-costurA 5- Giorgio Armani Privé
Fonte: VOGUE
(Acessar link)

6- Valentino

A coleção de verão da Maison Valentino é uma homenagem à sensação de ser você mesma, de sair a noite e poder vestir o que bem entender. Ela foi nomeada de Le Club Couture, um clube da década de 1980, enaltecendo todo o exagero da moda da época, porém com uma leitura mais desejável e fresh.

Individualidade, personalidade e pluralidade, foram as palavras tema do desfile, que contou com peças dos mais diferentes estilos, para as mais diferentes mulheres e ocasiões.

semana de moDa de alta-costurA6- Valentino
Fonte: VOGUE
(Acessar link)





VER POST NO INSTAGRAM

Você vai Gostar...