5 conceitos e ideias sustentáveis na indústria da moda
14 DE ABRIL DE 2021Você já parou para pensar no impacto que a indústria da moda causa no meio ambiente?
Diante disto, a moda tem a obrigação de liderar mudanças para uma produção inovadora, circular e sustentável, que ajuda a minimizar os impactos que a indústria causa na natureza.
Conheça agora 5 conceitos e ideias sobre a industrial da moda sustentável.
1- Slow Fashion
O termo não é novo, ele surgiu na década de 1990, na Itália, e veio do movimento Slow Food, que propõe mais consciência na forma de se alimentar.
Porém, na moda o conceito foi utilizado pela primeira vez no início dos anos 2000, pela pesquisadora inglesa Kate Fletcher e é relacionado ao consumo e ao processo produtivo conscientes, valorizando os produtores locais e a produção de peças com maior qualidade e durabilidade, sendo assim, o oposto do conceito de Fast Fashion.
Ou seja, menos é mais e qualidade é muito melhor do que quantidade, quando estamos falando sobre moda sustentável.
Slow Fashion
Fonte: Pinterest
(Acessar link)
2- Upcycling
O Upcycling na indústria da moda está sendo a maior tendência de 2021 através de grandes marcas, como Balenciaga, Marni, Coach e Miu Miu, e se baseia em criar uma peça a partir de itens antigos, sejam eles tecidos ou roupas.
A ideia é usar materiais já existentes, que iriam ser descartados, dando um novo propósito para eles, a fim de melhorar as peças já existentes, através da customização, ou até mesmo criar novas peças, agregando mais valor aos produtos em desuso e dando continuidade ao seu ciclo de vida.
Upcycling
Fonte: Harper's Bazaar
(Acessar link)
3- Moda Circular
O conceito de moda circular é baseado nos princípios da economia circular e no desenvolvimento sustentável, ou seja, preservar e aumentar o capital, otimizar a produção de recursos e criar processos eficazes, pensando no ciclo de vida do produto, desde o seu design até o final da sua vida útil.
A moda consciente questiona a forma com que as roupas são feitas, usadas e reutilizadas, seguindo três princípios básicos:
1. minimizar o desperdício e a poluição;
2. permanecer em uso pelo maior tempo possível; e
3. permitir a reutilização de seus materiais em novos fluxos de recursos, tentando chegar o máximo possível no conceito de lixo zero.
Moda Circular
Fonte: Pinterest
(Acessar link)
4- Brasil Eco Fashion Week – BEFW
O BEFW surgiu em 2017 e é um evento que serve como palco para a moda brasileira sustentável e inovadora.
Seu objetivo é incentivar as práticas socioambientais no mercado da moda, promovendo inovações, parcerias, negócios e até mesmo internacionalização das marcas participantes.
Além dos desfiles, o evento conta com painéis de conversa e workshops, que apresentam e discutem sobre as realizações do segmento. O BEFW é uma semana de moda, como todas as outras e é realizada na cidade de São Paulo.
O evento é gratuito e aberto ao público, por isso não recebe apenas profissionais da moda, mas também empreendedores, estudantes e consumidores de todas as regiões do Brasil e do mundo.
Brasil Eco Fashion Week – BEFW
Fonte: Luxiders(Acessar link)
5- Copenhagen Fashion Summit - CFS
É o principal evento internacional de negócios dedicado a sustentabilidade na indústria da moda, realizado pela Global Fashion Agenda, principal fórum mundial de liderança para a sustentabilidade no segmento de moda.
Grandes nomes da indústria mundial levantam discussões e apresentam planos e visões sobre diversos assuntos, como mudanças climáticas, economia circular e consumo consciente, além de mostrarem comprometimento com o futuro.
Copenhagen Fashion Summit - CFS
Fonte: PEOPLES.RU
(Acessar link)
VER POST NO INSTAGRAM