Arte e Moda - Pop Art
30 DE JULHO DE 2021Nossas sextas-feiras históricas estão acabando :( Essa é a segunda parte e última parte do penúltimo assunto sobre o tema, pelo menos por enquanto!
Iremos falar sobre a relação entre Arte e Moda, focando no movimento da Pop Art.
Origem da Pop Art
• A Pop Art nasceu na década de 1950, em Londres e em Nova York. O seu principal objetivo é popularizar as artes!
• O pai da Pop Art foi Andy Warhol, pintor e cineasta estadunidense! Depois dele se destacaram outros artistas como Jean-Michel Basquiat e Keith Haring, ambos nova-iorquinos.
• Estilo da Pop Art: Cores blocadas e linhas geométricas.
• Linguagem da Pop Art: Linguagem lúdica, gráfica e de cores chapadas.
• Um grande exemplo do desdobramento da Pop Art são as Histórias em Quadrinhos e suas mensagens.
Origem da Pop ArtFonte: Pinterest
(Acessar link)
Estilos que derivaram da Pop Art
• Estilo Hippie: Estilo super Pop, que predominou na década de 1970 e tem uma linguagem colorida, que brinca com a Op Art e suas estampas psicodélicas. Essas estampas privilegiam o uso de tecidos sintéticos, uma vez que o Estilo Hippie vai contra o uso de pele animal. Além de utilizar muito o acrílico, principalmente nos acessórios.
Estilo HippieFonte: Pinterest
(Acessar link)
• Moda Glam: É um estilo que traz o glamour da moda, porém de um jeito mais alternativo e criativo. Ele brinca com o luxo em looks simples, onde o charme fica nos pequenos detalhes, como por exemplo nos acessórios.
Moda GlamFonte: Pinterest
(Acessar link)
Street Art
• Conhecida como a Arte das Ruas e marcada principalmente pelo grafite, uma manifestação artística que nasceu em Nova York, na década de 1970.
• Um dos principais representantes do Grafite no Brasil é a dupla Os Gêmeos, irmãos que nasceram em São Paulo. Já mundialmente falando, temos o Banksy, um artista de rua britânico que trabalha fortemente com a denúncia social em seus trabalhos.
Street ArtFonte: Pinterest
(Acessar link)
A Pop Art e o Street Style
• Punk: Movimento marcado pela crise do petróleo nos Estado Unidos na década de 1970 e pelo aumento do desemprego, principalmente entre os jovens. O Estilo Punk contrasta com a moda do momento e apresenta elementos que contestam ou até mesmo ofendem os valores 'socialmente aceitos'.
PunkFonte: Pinterest
(Acessar link)
• Gótico: Nasceu no Reino Unido no final da década de 1970. Na moda o Estilo Gótico é marcado por cores escuras, principalmente o preto, e roupas misteriosas, geralmente com um ar mais melancólico. Uma vez que a melancolia é uma das principais características desse movimento.
GóticoFonte: Pinterest
(Acessar link)
• Moda Grunge: Nascida na década de 1990 em Seattle, nos Estados Unidos. É uma moda criada a partir dos integrantes de bandas que mesclavam o estilo punk com o rock. O Grunge representa um visual descompromissado e bagunçado, composto em sua maioria por peças largas e desbotadas, marcado principalmente pela presença de itens como camisa xadrez, jeans rasgado, camiseta de banda e coturno.
Moda GrungeFonte: Pinterest
(Acessar link)
• Streetwear: É um estilo composto por looks casuais, porém cheios de personalidade. Está presente nos grandes centros urbanos do mundo e teve origem na moda hip hop de Nova York e na cultura do surf e do skate da Califórnia. Sendo assim, o Streetwear é um estilo que utiliza muitos elementos esportivos em seus looks. Ele também foi responsável por trazer maior liberdade aos movimentos e esportes mais radicais.
StreetwearFonte: Pinterest
(Acessar link)
• Fast Fashion: Baseado na Obsolescência Programada, o Fast Fashion favorece a cultura do consumo e não presta tanta atenção na qualidade das peças. Uma vez que é um modelo de negócio que possui um padrão de produção e consumo muito rápidos, em que seus produtos são fabricados, consumidos e descartados em um ciclo que dura de 1 a 3 meses, no máximo.
Fast FashionFonte: Digitale Têxtil(Acessar link)
Veja o artigo Arte e Moda - Parte 1
VER POST NO INSTAGRAM