Como ter um Guarda-Roupa Sustentável?
12 DE JULHO DE 2021Você sabia que a Indústria da Moda é uma das que mais poluem o meio ambiente?
Anualmente são descartadas 92 milhões de toneladas de roupas, sendo que somente 20% dessa quantidade é reutilizada, ou seja, a moda é um setor que causa um grande impacto ao planeta em que vivemos.
Além disso, de acordo com o estudo “Primary microplastics in the oceans”, 35% dos microplásticos que poluem os oceanos vêm da lavagem de tecidos sintéticos.
Sem falar que a quantidade de água consumida anualmente por essa indústria é o equivalente a 32 milhões de piscinas olímpicas, de acordo com o relatório Pulse of the Fashion Industry.
E como podemos ajudar a melhorar essa situação?
Cada vez mais, é importante pensarmos em ter um guarda-roupa mais sustentável e principalmente duradouro!
Com as mudanças que estão acontecendo no mundo, não podemos ignorar que o Planeta Terra está cada vez sendo mais afetado pelos excessos. Com isso, a cultura do consumo está se transformando, assim como o pensamento sobre moda.
A Moda Sustentável é a melhor alternativa para o Consumo Consciente, cuidando do meio ambiente e buscando por uma produção mais humanizada para as suas peças, como já vimos no post '5 conceitos e ideias sustentáveis na indústria da moda'.
Lembrando que é muito melhor ter menos peças de qualidade e com as quais você se identifique, do que várias que você não usa.
Então, vou ajudar vocês a pensar e criar um guarda-roupa mais sustentável.
Vamos para as dicas!!!
1- Desapegue:
Antes de mais nada analise o seu guarda-roupa atual e entenda quais peças que estão ali você não usa ou não precisa mais. Deixe somente as peças que você usa com frequência e que são versáteis.
Perguntas importantes para esse momento:
Qual foi a última vez que eu usei essa peça?
Ainda me serve?
Está em bom estado para uso?
Quantos looks posso montar com essa peça?
Lembrando que ao se desapegar das suas peças, seja doando para alguém ou colocando à venda, você estará praticando o que chamamos de Moda Circular.
2- Pense antes de comprar e conheça bem o seu estilo:
Para criar um guarda-roupa certeiro e otimizado é muito importante conhecer o nosso próprio estilo, pois a partir daí é mais fácil escolhermos peças que realmente iremos usar muito.
Além disso, é ainda mais importante, na hora da compra, nos perguntarmos se aquela determinada peça combina com pelo menos outros quatro itens do nosso armário e se o tecido é de qualidade e tem a possibilidade de durar por muito tempo.
Desapegue e Pense antes de comprar e conheça bem o seu estilo
Fonte: Pinterest
(Acessar link)
3- Cuide das suas roupas:
Essa é uma dica muito importante, uma vez que a ideia da Moda Sustentável é que as pessoas comprem menos do que estão acostumadas.
Por isso, é necessário cuidar muito bem do que já temos, nos atentando sempre às recomendações de lavagem e ao cuidado na hora de guardar e de manusear as peças.
Cuide das suas roupas - Símbolos de lavagem de roupas
Fonte: Pinterest
(Acessar link)
4- Monte um armário com peças chaves e duradouras:
Tente montar o maior número de combinações possíveis antes de comprar uma roupa, sempre pensando em peças chaves, que você realmente precise e que sejam atemporais, ou seja, não serão uma moda passageira e irão durar muito mais do que uma estação.
Nada de comprar por impulso!!!
Investir em peças mais básicas é uma dica legal, pois elas podem compor facilmente looks com poucas peças complementares.
Além disso, vale ressaltar que a moda não deve ser descartável, por todos os motivos citados acima. Sendo assim, invista em peças com materiais e tecidos de qualidade e mais duradouros, pois mesmo que ela acabe sendo um pouco mais cara, você terá essa roupa por muito mais tempo e ela irá poluir muito menos o meio ambiente. Sempre pensando no movimento do Slow Fashion!
Monte um armário com peças chaves e duradouras
Fonte: Pinteresr(Acessar link)
5- Entenda onde você está comprando suas roupas:
Brechós e bazares são ótimos lugares para comprar peças estilosas com custo-benefício, ou seja, preço mais baixo, e alta qualidade. Além de serem os melhores lugares para conseguir peças exclusivas e fazerem parte do movimento da Moda Circular.
E não se esqueça das Marcas Independentes! O movimento Slow Fashion está aí para nos lembrar de prestigiar mais os pequenos empreendedores, valorizando uma produção de itens de moda mais justa e fazendo com que a economia local circule.
Além disso, é extremamente importante entender as responsabilidade sociais e ambientais das marcas que consumimos, sejam elas grandes ou pequenas. Sempre buscando entender se o pagamento aos funcionários está sendo justo e se existe a preocupação com o meio ambiente em suas ações e produções.
Ah e não se esqueça! A ideia de não repetir roupa, já está fora de moda!
Entenda onde você está comprando suas roupas
Fonte: Pinterest
(Acessar link)
VER POST NO INSTAGRAM