Moda e Natureza
18 DE JUNHO DE 2021Hoje eu vou falar sobre mais um assunto ligado à História da Moda!
Você conhece a relação que a moda teve com a natureza ao longo das décadas?
Não? Então confere esse conteúdo, que eu te conto tudo!!!
A relação entre a Moda e a Natureza é um assunto muito pertinente nos dias de hoje, em que falamos muito sobre Moda Sustentável.
A natureza sempre serviu de referência para absolutamente tudo e a moda, assim como outros segmentos, estuda profundamente as 'tecnologias' do meio ambiente a fim de replicá-las, como por exemplo, os tipos de folhas que não molham para criar tecidos ou o velcro, que foi uma invenção criada através do estudo do carrapicho.
1- Adão e Eva: Foi a primeira ideia do uso da natureza para a moda, com as roupas feitas com folhas de Figueira.
2- Pré-história: Foi nessa época que a pele animal começou a ser utilizada para ambientes mais frios.
3- Egito Antigo: Cultivavam algodão e linho, com o intuito de criar roupas. Uma vez que a pele animal era considerada pura, e somente os reis, tidos como deuses, podiam utilizá-la.
4- Baixa Idade Média: Foi nessa época que o Manto de Arminho foi criado, seguindo uma ideia de mimetismo. Além disso, nesse período as peles dos animais eram utilizadas por dentro das roupas e não por fora, como é atualmente.
5- Final do Século XVI: Foi criado o Veludo Cinzelado, uma espécie de veludo com relevos.
6- Século XVII: Nesse século surgiram os primeiros relatos da Flor sendo utilizada na moda, com Maria Teresa da Espanha, rainha consorte da França e Navarra, usando a Flor de Lis, símbolo da monarquia francesa, em suas roupas pela primeira vez.
7- Moda no período do Rococó: Foi o período em que se popularizou o tecido Toile Jouy, com uma estampa campestre e monocromática.
8- Século XIX na Europa: Foi nesse século que surgiu a lã de Caxemira.
9- Artes e Ofícios: Era um movimento que negava a industrialização e valorizava muito os movimentos da natureza.
10- Belle Époque: Foi na Belle Époque que surgiu a moda dos chapéus com animais empalhados, utilizando a técnica da taxidermia.
11- Modernismo: Durante esse período, Lalique criou joias em formatos de cobra e outros animais.
12- Década de 1950: Foi a década em que o New Look foi criado por Dior e com ele a feminilidade da mulher voltou com mais força para a moda, através de estampas florais, rendas, casacos de pele e os famosos bróches de abelha.
13- Década de 1960: No final da década de 1960 surgiu a Moda Hippie e com ela, a valorização para as peças e utensílios que vinham da natureza.
14- 1986: Foi o ano em que aconteceu o acidente nuclear de Chernobyl e com ele, a ideia da Moda Ecológica e das camisetas estampadas com críticas.
15- Década de 1990: Nasce o Grupo Peta, que luta contra o uso da pele animal. Além disso, Vivienne Westwood também deu ainda mais abrangência ao uso da pele sintética.
16- Anos 2000: Nasce o termo Sustentabilidade e sua relação com a moda se torna o futuro do setor.
17- Década de 2010: Nasce o Fashion Revolution e com ele, alguns termos que falamos muito atualmente como: Consumo Consciente e Slow Fashion. Além disso, nessa década entra na moda o estilo Boho Chic, que valoriza os itens que vêm da natureza.
18- 2020: No dia 5 de junho de 2020, comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, foi lançado pela Condé Nast, em parceria com o Centre for Sustainable Fashion, o London College of Fashion e a University of Arts of London, o Glossário da Moda Sustentável.
Manto de Arminho
Fonte: Boullan
(Acessar link)
Lã de Caxemira
Fonte: Pinterest
(Acessar link)
Camisetas com críticas - Vivienne Westwood
Fonte: EXAME
(Acessar link)
Maria Teresa da Espanha com estampa de Flor de Lis
Fonte: Wikipedia(Acessar link)
VER POST NO INSTAGRAM