Estética Old Money
24 DE AGOSTO DE 2022Se tem um assunto que está bombando nas redes sociais, principalmente no universo da moda, é a estética Old Money.
Mas você sabe o que é isso?
A estética Old Money surgiu como uma tendência do inverno de 2022 aqui no Brasil, mas ela já vem fazendo muito sucesso internacionalmente a algumas temporadas.
Essa estética ganhou fama através do TikTok, uma vez que as hashtags que mostram as inspirações de looks para essa tendência passaram de 320 milhões de visualizações.
Pensando literalmente, Old Money significa “Dinheiro Velho”, ou seja, um dinheiro acumulado por gerações de uma mesma família, designando uma herança de grande fortuna.
Pensando no real perfil de uma pessoa Old Money, a ideia é pensarmos em herdeiros com estilo preppy, porém extremamente sofisticado. Para ajudar ainda mais a sua imaginação, imagina pessoas assistindo a uma partida de tênis ou viajando em seus veleiros.
Quer saber um pouco mais sobre essa tendência? Continue lendo esse conteúdo.
Origem
A estética Old Money é muito presente e mais comum em países que não possuem uma história forte de monarquia ou aristocracia, ou seja, o dinheiro foi acumulado ao longo do tempo por burgueses, principalmente através da Revolução Industrial, segundo a FFW.
Um exemplo desse tipo de dinheiro, são as tradicionais famílias nova-iorquinas durante a Gilded Age.
OrigemFonte: Pinterest
(Acessar link)
A Estética
Muito além dos looks, muitas vezes compostos de cashmere e seda, a estética Old Money possui uma atmosfera especial, com grandes mansões, fontes com estátuas renascentistas e grandes casas de campo, como vemos nos principais filmes sobre o tema.
Quando falamos nas produções de moda, os looks possuem uma forte inspiração nos esportes mais elitistas como o hipismo e o tênis.
Quando pensando na fama dessa tendência, o principal intuito é criar produções o mais próximas possíveis dessa realidade, remetendo ao lifestyle dos principais herdeiros do mundo. Pelo menos quando falamos em TikTok!
Algumas marcas famosas como Ralph Lauren, Hermès e Chanel definem muito bem o estilo de roupa da estética Old Money, através de peças polidas e muito sofisticadas, com destaque para o corte e a qualidade da peça.
De modo geral, os looks Old Money prezam pela elegância e são em geral mais conservadores, focando em tons claros, como o off-white, o bege e tons de azul mais claros.
A Estética 1Fonte: Pinterest
(Acessar link)A Estética 2
Fonte: Pinterest
(Acessar link)
Old Money ou Y2K?
Atualmente, a geração Z é uma das grandes responsáveis por resgatar tendências. E é muito curioso vermos que depois da febre da volta do cropped em forma de borboleta, cheio de brilho, e da calça de cintura baixa, eles iriam se interessar por uma tendência que vai totalmente contra os padrões dos anos 2000.
Com isso, o importante é entendermos que uma tendência não anula a outra e que existem públicos para ambas as estéticas.
Além disso, não podemos deixar de dar os créditos da volta da estética Old Money para grandes séries de sucesso, que resgatam esse estilo em seus figurinos, como Gossip Girl, através da personagem icônica Blair Waldorf, Bridgerton e The Crown.
Y2KFonte: Pinterest
(Acessar link) Old Money
Fonte: Pinterest
(Acessar link)Old Money ou Y2K
Fonte: Pinterest
(Acessar link)
Por que a estética Old Money está em alta?
O resgate da estética Old Money poder ter uma relação muito forte com o desejo e busca constante pela estabilidade financeira, principalmente depois de um período de pandemia e crise mundial, o que pode gerar também um desejo de escapismo da realidade.
Porém, apesar da maioria das pessoas considerarem essa estética chique e muito legal, outras acreditam que ela reforça um pensamento ultrapassado e até mesmo muito distante da realidade de muitas pessoas ao redor do mundo hoje, a maioria, sendo mais clara.
Por fim, podemos relacionar essa tendência como um contraponto da estética New Money, que nada mais é do que o seu extremo oposto, sendo disseminada pelos novos ricos e o seu “dinheiro novo”, com um estilo de vida ostensivo e extravagante, baseado em status.
Por que a estética Old Money está em alta 1Fonte: Pinterest
(Acessar link)Por que a estética Old Money está em alta 2
Fonte: Pinterest
(Acessar link)
A estética Old Money é problemática?
Quando olhamos para a história, percebemos que as classes mais abastadas e que possuem grandes fortunas, sempre buscam sinalizar o seu poder financeiro de alguma maneira, para separá-los dos demais.
Porém, entre os anos 1990 e começo dos anos 2000, muitos artistas com origem “marginalizada”, como rappers e funkeiros, passaram a ascender socialmente e ter acesso às grifes e locais que antes eram exclusivos das classes altas e herdeiros, passando a serem chamados de os novos ricos.
Olhando por essa questão social, podemos sim começar a questionar essa romantização em torno da estética Old Money.
Quando você pesquisa a fundo a hashtag #oldmoney no TikTok, consegue perceber que grande parte das postagens de quem consome e movimenta essa tendência é de brancos, assim como aqueles que historicamente nasceram dentro desse estilo de vida.
Com isso, podemos concluir que a estética Old Money é uma estética excludente, já que quem faz parte dela de verdade, sabe muito bem quando alguém está somente querendo se encaixar nesse perfil.
Mas, não podemos esquecer de que se você somente se identifica com os looks e gosta de produções mais elegantes e clássicas, não tem motivo para não usar e experimentar essa tendência dentro da sua rotina de vida.
A estética Old Money é problemática 1Fonte: Pinterest
(Acessar link)A estética Old Money é problemática 2
Fonte: Pinterest
(Acessar link)
VER POST NO INSTAGRAM