Marrom é o novo Preto
16 DE JULHO DE 2022Eu já venho falando a algum tempo, mas se você ainda não percebeu, o marrom se tornou o novo preto!
Sim, o marrom se tornou a cor mais fashion do mundo da moda.
Segundo nossa amada Coco Chanel, “As mulheres pensam em todas as cores, exceto na ausência de cor. Para mim, o preto tem tudo. A sua beleza é absoluta.”
O preto é a cor mais presente no guarda-roupa da maioria das mulheres há séculos! Porém, na última temporada, ele ganhou uma cor concorrente, o marrom.
Desde o caramelo, até o tom de chocolate mais escuro, o marrom se tornou a cor do momento. E isso é muito curioso, uma vez que por muito tempo essa cor foi evitada no mundo da moda, ficando restrita apenas aos acessórios.
O marrom é uma das cores mais antigas da humanidade, conhecida desde as primeiras civilizações, através de pinturas rupestres e tumbas na pré-história, vasos esculpidos na Grécia e em pinturas a óleo no Renascimento.
Porém, em um dado momento da história o marrom começou a ser usado como símbolo da simplicidade, umas vez que os nobres usavam roupas sofisticadas em vermelho bordô e roxo, os plebeus trabalhadores utilizam uniformes em bege e marrom. Tanto que na Roma Antiga eles utilizavam o termo “pullati” para se referir à classe trabalhadora, que significava “aqueles vestidos de marrom”.
Somente séculos depois, durante o período entre a década de 1920 e 1940, que o marrom começou a ser visto de uma forma positiva, por conta do crescimento do Art Déco, que tornou a cor elegante, ao utilizá-la nos acabamentos metálicos da estética europeia.
Porém, a boa fama não durou muito e logo o tom foi esquecido outra vez.
Em 2012, pesquisadores australianos consideraram o marrom “a cor mais feia do mundo”. Isso fez com que alguns países do mundo, como França, Bélgica e Reino Unido, aprovassem uma legislação que exigia que maços de cigarro devessem ser vendidos nessa tonalidade (em específico, a Pantone 448C), a fim de desencorajar o fumo.
Entretanto, esse estigma com a cor marrom não foi um empecilho para que grandes marcas mundiais utilizassem a cor em suas coleções. A Bottega Veneta, por exemplo, utilizou muito o marrom em sua coleção de inverno 2022, principalmente através dos blazers, vestidos e calças, igual aconteceu na marca Chloé. Já a Fendi, se inspirou na coleção de verão 2000, projetada por, ninguém mais ninguém menos, do que Karl Lagerfeld e entrou com um tom mais sutil do marrom em sua última coleção.
E assim, como em uma passe de mágicas, o marrom, que nada mais é do que a mistura entre as cores vermelha, azul e amarela, passou a ser a cor mais buscada pelas fashionistas.
Se um look all black torna uma pessoa imponente e intimidadora, um look all brown é convidativo e caloroso, como abraçar alguém que se ama.
Look 1Fonte: Pinterest
(Acessar link)Look 2
Fonte: Pinterest
(Acessar link) Look 3
Fonte: Pinterest
(Acessar link) Look 4
Fonte: Pinterest
(Acessar link) Look 5
Fonte: Pinterest
(Acessar link)Look 6
Fonte: Pinterest
(Acessar link) Look 7
Fonte: Pinterest
(Acessar link)Look 8
Fonte: Pinterest
(Acessar link) Look 9
Fonte: Pinterest
(Acessar link)
VER POST NO INSTAGRAM