MODA

Moda Militar

23 DE MAIO DE 2022
Moda militar! Moda militar! Moda militar!

Se tem uma coisa que eu gosto no mundo da moda é o uso da tendência militar!

Eu acho o verde militar uma cor super chique e ao mesmo tempo moderna, além dos elementos que compõem essa tendência tornarem qualquer look, um look digno de uma fashionista.

Hoje iremos falar um pouco sobre a Moda Militar!

Uma vez que elementos militares foram o ápice dos desfiles da Dior e da Balmain, na Paris Fashion Week.

As coleções são pensadas muito antes dos desfiles acontecerem, por isso não podemos linkar a Moda Militar presente nos desfiles à guerra da Ucrânia, apesar de muitos insistirem nessa referência.

Falar sobre inconsciente coletivo, também não é uma opção, uma vez que o cenário para essa guerra já estava sendo desenhado a um tempo e ninguém parecia ter interesse no assunto.

Porém, como todos sabemos a moda não surge do nada, ela consiste em repertórios, interpretações, conexões e história.

Por isso, muitas pessoas relacionaram os coletes, estilo armaduras, apresentados pela Dior e pela Balmain na última semana de moda parisiense, como uma referência ao clima de guerra que vivemos, principalmente no final de fevereiro e começo de março deste ano.

A ideia de trazer a roupa como uma espécie de escudo de proteção vem ganhando espaço ao longo dos anos, principalmente no período em que estamos vivendo. E esse pensamento é normal, uma vez que a roupa nos protege do frio, do sol, do vento, da chuva e até mesmo do julgamento das pessoas.

Maria Grazia Chiuri, a primeira diretora criativa da marca Dior, desde que assumiu o cargo tem como seu principal objetivo de trabalho o New Look, criado pelo próprio Christian Dior em 1947, como resposta ao fim da Segunda Guerra Mundial, propondo a retomada da feminilidade, da delicadeza e do glamour para a moda.

Porém, Chiuri quis mudar esse padrão nos últimos tempos e de forma sutil foi suavizando a silhueta, soltando a cintura, os seios e os ombros. Além de diminuir o volume e o comprimento da saia, trabalhando com tecidos mais leves e confortáveis.

E foi durante a semana de moda de Paris de 2022 que pela primeira vez as estruturas internas e enchimentos da famosa Jaqueta Bar, muito importante para o New Look, foram apresentados do lado de fora da peça, passando a ideia de acessórios de proteção de jogadores de futebol americano, com peitoral mais estruturado e ombreiras, ou até mesmo remetendo a air bags ou coletes infláveis.

Buscando trazer mais tecnologia às suas peças, a Dior se uniu à empresa italiana de inovação, D-Air Lab, que é especialista na fabricação de peças de roupa e acessórios de proteção para esquiadores, motociclistas, alpinistas e astronautas. O resultado foram tecidos que ajudam a regular a temperatura, a transpiração e a umidade , com pontos infláveis, que mudam a silhueta e facilitam a mobilidade, com controle térmico. Além de sapatos com tiras antitorção.

Toda essa tecnologia entrou na passarela com um ar futurista!

Essa parceria foi o ponta pé inicial para uma onda de roupas utilitárias e esportivas. Com modelagens mais amplas, que contrastavam com outras extremamente justas ao corpo, por exemplo, o famoso corset.

Os jeans e os trench coats também vieram para reforçar a mudança visual proposta por Chiuri.

Já a Balmain, antes do seu desfile trouxe uma fala de seu diretor criativo, Olivier Rousteing.

'As propostas desta coleção não foram desenhadas como uma resposta direta à recente e horrível invasão de nossos vizinhos, e eu nunca ousaria pensar em comparar o sofrimento que eles estão passando com os problemas que tive nas mídias sociais. Ainda assim, enquanto assistimos às notícias, minha equipe e eu temos em mente a mensagem desta coleção: unidos em solidariedade, podemos contar com o poder da esperança e da verdade para combater o ódio, as mentiras e a agressão.'

Oliver Rousteing é um dos estilistas mais presentes nas redes sociais, e por isso sabe da necessidade de sempre explicar o que é óbvio.

A ideia da coleção era mostrar a necessidade de proteção e conscientização contra discursos de ódio e body shaming presentes nas redes sociais.

Após algumas temporadas trabalhando com a alfaiataria e misturando ela a elementos esportivos, compondo um streetwear impecável, o diretor de criação retornou com os vestidos em formato de armaduras, que foram o auge de sua primeira coleção para a grife, também com uma vibe mais futurista e moderna.

O jeans, as jaquetas de tweed em tons pastel e as botas acima do joelho, também marcaram presença no desfile.

Com isso, podemos notar que a Moda Militar ainda estará muito em voga no nosso guarda-roupa pelas próximas estações, pois se tem uma coisa que sabemos, é que apesar de algumas vezes ser muito difícil transpor um roupa das passarelas para o nosso dia a dia, esses looks possuem grande influência no que iremos ver nas lojas nos próximos meses, ou até mesmo, o que já estamos vendo.

Eu, como amo essa Moda Militar, com certeza vou me jogar nessa tendência!

Moda militar!1- Moda Militar- Dior
Fonte: Dior
(Acessar link)
Moda militar!2- Moda Militar- Dior
Fonte: Dior
(Acessar link)
Moda militar! 3- Moda Militar- Dior
Fonte: Dior
(Acessar link)
Moda militar! 4- Moda Militar- Dior
Fonte: Dior
(Acessar link)
Moda militar! 1- Moda Militar- Balmain
Fonte: FFW
(Acessar link)
Moda militar! 2- Moda Militar- Balmain
Fonte: FFW
(Acessar link)
Moda militar! 3- Moda Militar- Balmain
Fonte: Revista L'Officiel
(Acessar link)
Moda militar! 4- Moda Militar- Balmain
Fonte: Revista L'Officiel
(Acessar link)





VER POST NO INSTAGRAM

Você vai Gostar...