Novo Luxo
05 DE JUNHO DE 2023Cada vez mais a moda está entrando em um novo cenário, muito diferente do que vimos nos últimos anos, e está priorizando muito mais a qualidade e focando no melhor do mundo fashion, ou seja, tecidos de qualidade, modelagens impecáveis e o básico no máximo de sua sofisticação.
Descartando as novas tendência e produtos virais, o novo luxo vai contra os logos da marcas marcados nas peças, estampas chamativas e peças de fast fashion ou de grande hype, as quais possuem um ciclo de vida muito curto e fadado ao esquecimento.
Pensando de forma muito mais profunda, essa nova visão vem abaixo da cadeia de criação que estamos acostumados a ver, uma vez que diversas empresas do setor já falaram sobre a dificuldade no abastecimento de algumas matérias-primas, devido a guerra da Ucrânia e, também, a resquícios da pandemia da Covid-19, deixando tudo menos acessível.
Nas últimas fashion weeks de outono/inverno, que tivemos no começo de 2023, vimos esse novo luxo com certa frequência, como por exemplo nos desfiles da Miu Miu, Hermès e Saint Laurent. Onde a alfaiataria foi a grande protagonista, apontando para o retorno do clássico e a importância da qualidade das peças criadas.
Olhando para o universo dos famosos, Gwyneth Paltrow apareceu no tribunal, quando foi acusada de causar um acidente de esqui, com looks sofisticados, luxuosos e estratégicos.
Não tem como negar, a moda é linguagem, e nos comunicamos através do que usamos, querendo a gente ou não.
Além disso, o novo luxo também está sendo retratado através da ficção, como acontece na série Succession, da HBO, que conta a história de uma família que controla um dos maiores conglomerados de comunicação e entretenimento do mundo. A série exalta o luxo, principalmente através do seu figurino impecável, com tons discretos e peças atemporais.
Isso nos mostra que o luxo de verdade não está na ostentaç��o de uma marca ou até mesmo no preço de uma peça, mas sim na qualidade de seus materiais, na perfeição do seu recorte e na carga de história e de sofisticação empregadas nela.
O novo luxo não precisa fazer esforço para aparecer, quem conhece realmente conhece, e é isso que basta para os adeptos desse universo.
A grande questão é: será que viral e tendências, enfatizadas pelo fast fashion, estão fadadas ao fim?
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