Dores e Delícias de ter 20 e tantos anos
#0282 18 DE AGOSTO DE 2025


Daqui mais ou menos um mês e meio, eu completo 29 anos, um ano antes da fatídica década dos 30 anos e como isso me assusta. Ou pelo menos, me assustou desde que eu completei 25 anos.

Fonte: Pinterest
(Acessar link)
Olhando para trás eu me sinto tão boba por ter pensado tanto nisso. Me lembro de que quando completei 25 anos, pensei: “Caramba, estou na metade dos 20 anos. Tanta coisa já passou e só tenho mais 5 anos para viver a melhor fase da minha vida.”
Mas, pasmem! 5 anos é MUITO tempo, pobre Luana. Vivi 3, quase 4 anos, desses 5 que eu tinha pela frente antes dos 30 e tanta coisa aconteceu. Eu mudei 100% como pessoa e tudo ao meu redor meio que mudou também.
Quando eu tinha 20 e poucos anos, eu tinha muitas certezas sobre a vida e sobre o que eu queria dela. Spoiler, eu estava errada em grande parte dessas escolhas, que eu achei que seriam uma certeza eterna.
Hoje com 28 anos, passando oficialmente pelo meu retorno de Saturno (vai com calma Senhor dos Anéis), eu estou completamente perdida, sem entender o que é para fazer. Minha vontade é pedir para o mundo parar, para eu poder começar de novo (nesta vida, obviamente).
Tenho a sensação de que existe um mundo de opções pela frente, um mundo de coisas para ver, para aprender, para conhecer e, principalmente, para viver e sentir. E isso me da um frio na barriga absurdo, pois eu não faço a mínima ideia de para onde ir ou por onde começar.
Resumindo, todas as minhas certezas de antes foram por água abaixo e eu fiquei apenas com as incertezas.
Mas, sabe o que é bonito de tudo isso?
A maturidade! Ela me trouxe outro tipo de certeza. A certeza do que eu definitivamente não quero. A certeza do que não me cabe mais, do que me machuca, do que não fazer.
Acho que isso se chama aprender com os erros, ou melhor, se autoconhecer. E isso é lindo demais, é um sentimento libertador de ser quem é, de descobrir o seu lugar no mundo e de se retirar de lugar onde você não cabe, onde o entorno não faz sentido para você.
E essa é a melhor equação que pode existir. Pois, se você tem um universo inteiro de possibilidades, somado com maturidade e maior conhecimento de si mesma, subtraindo tudo aquilo que você tem certeza que não quer, então você tem mais 70 anos (assim espero!) para viver o melhor que a vida tem para oferecer, para explorar o mundo, para descobrir gostos, hobbies, talentos, pessoas, comidas, lugares, emoções, que vão estar cada vez mais alinhadas a sua essência.

Fonte: Pinterest
(Acessar link)
Pois, se com quase 30 anos de vida já conseguimos montar uma parte importante do nosso quebra-cabeça interno. Imagina com 50, 60, 70 anos de experiências vividas e conhecimento sobre nós mesmas.
Enfim, no meio dessa crise dos 30 (sim, ela existe e é bem pior do que a dos 20, pelo menos para mim), tem momentos que eu paro e presto atenção em mim e na minha vida, e tenho certeza de que a melhor fase dela é o agora, não importa o que aconteça.

Fonte: Pinterest
(Acessar link)
Então, se posso te dar um conselho, apenas viva e se jogue em tudo o que fizer!
Vou terminar com uma frase que eu li em algum lugar e escrevi no meu mural, ou seja, estou olhando para ela agora, enquanto estou escrevendo este texto.
Salte e a rede vai aparecer ❤️

Fonte: Arquivo Pessoal
(Acessar link)
VER POST NO INSTAGRAM