MODA

5 Passos para deixar de ser Consumista de uma vez

05 DE NOVEMBRO DE 2021
5 Passos para deixar de ser Consumista de uma vez 5 Passos para deixar de ser Consumista de uma vez 5 Passos para deixar de ser Consumista de uma vez

Quem nunca fez uma compra por impulso que atire a primeira pedra!

Vivemos em uma sociedade capitalista e somos bombardeados por produtos novos e propagandas diariamente, muitas vezes ao dia. Essa exposição nos faz desenvolver desejos (desculpem todos os meus professores de marketing) que não sabíamos que tínhamos e nos faz efetuarmos a compra, muitas vezes de itens que não precisamos.

Quando olhamos para o mundo da moda e da beleza, essa relação fica ainda mais evidente.

As tendências de moda mudam a cada temporada e somos expostas a vários argumentos do motivo de termos que adquirir determinadas peças, seja por todos ao nosso redor começarem a usar, seja porque as influenciadoras e famosas estão usando, entre vários outros motivos.

Porém, no mundo em que vivemos conseguimos enxergar, mais do que nunca, o quanto o nosso consumo desenfreado está impactando o nosso planeta, principalmente quando falamos do setor têxtil, que é um dos que mais poluem o meio ambiente.

Com isso, estamos ouvindo muito se falar sobre o consumo consciente!

E hoje eu trouxe para vocês 5 dicas de como deixar de ser consumista, de uma vez por todas.

5 Passos para deixar de ser Consumista de uma vez Dica 1

1- Evite entrar em lojas (físicas ou online):

A famosa frase 'Vou só dar uma olhadinha', na maioria das vezes, não é seguida ao pé da letra. Isso porque nós acreditamos que iremos entrar na nossa loja favorita e conseguir apenas olhar as novidades, sem realizar nenhuma compra. Porém, o que não sabemos é que, na maioria das vezes, não tomamos nossas decisões pela razão e sim pela emoção, então quando vemos já compramos aquela blusinha que nem precisávamos.

Ou seja, evite entrar em lojas ou e-commerces em que você não precise de nada. Isso só fará com que você realize compras por impulso, que não estão programadas no seu orçamento.

5 Passos para deixar de ser Consumista de uma vezDica 2

2- Calcule seu Custo/ Hora:

Essa dica é muito legal, pois o dinheiro que você tem foi resultado de horas e horas trabalhadas e se desgastando. Quando você sabe exatamente quanto vale a sua hora, conseguirá entender quantas horas da sua vida você gastou para comprar determinado produto. E como o tempo é um dos bens mais preciosos que temos, você não vai querer desperdiçá-lo com comprar banais.

O cálculo do seu Custo/ Hora é feito da seguinte forma: +*Salário/ Horas mensais trabalhadas.

5 Passos para deixar de ser Consumista de uma vez Dica 3

3- Estipule um Objetivo:

Objetivos são ótimos aliados em nossa vida. Sem eles não sabemos onde queremos chegar e sem saber onde queremos chegar, não chegamos a lugar nenhum. Ou seja, a melhor forma para ter maior consciência do seu dinheiro e dos seus gastos é estipular objetivos para eles. Assim, sempre que você for gastar em algo que não precisa ou que não tenha tanta importância na sua vida, você se lembrará do seu objetivo maior e ficará mais fácil de não comprar nada por impulso.

E só depois dessa análise minuciosa, realize uma compra.

5 Passos para deixar de ser Consumista de uma vez Dica 4

4- Experimente Comprar em Brechós:

Essa foi uma dica que eu já mencionei algumas vezes. Nada simboliza mais o consumo de moda consciente, do que comprar em Brechó. Lá o apelo visual é praticamente nulo, pois não existem propagandas ou modelos provando as peças, fazendo com que a sua conexão com o item a ser comprado seja mais genuína. Além disso, comprando em Brechó você estará ajudando a reduzir o 'lixo', produzido pela indústria da moda, e dará um novo sentido para peças descartadas, alavancando cada vez mais o mecanismo da moda circular.

5 Passos para deixar de ser Consumista de uma vez Dica 5

5- Antes de comprar qualquer item reveja o que você já tem:

Pensando especificamente em itens de moda e beleza, quando for comprar qualquer produto, pense em tudo o que você já tem para ver se não existe nada em seu armário parecido ou que faça a mesma função que aquele produto da loja. Se a resposta for sim, não realize a compra.

Se a resposta for não, tente montar pelo menos 5 produções com ele e se não conseguir, não compre. Se conseguir, pense se é algo que realmente você precisa.






VER POST NO INSTAGRAM

Você vai Gostar...