Cores Icônicas das Marcas
18 DE JULHO DE 2022Este mês eu estou inspirada para trazer conteúdos informativos e curiosos para você!
Que cada marca, independentemente do segmento, tem uma identidade visual e uma cor específica que permeia toda a sua comunicação, isso não é segredo para ninguém.
Principalmente para uma profissional de comunicação como eu, rsrs.
Mas, quando olhamos para as marcas de moda, as cores características de cada marca estão muito presentes no nosso imaginário e para quem ama o assunto como eu, faz uma associação rápida entre as marcas e as suas cores icônicas.
Do clássico azul Tiffany e laranja Hermès, ao mais recente verde Bottega e Pink PP da Maison Valentino, que estreou a cor no seu último desfile de Outono/Inverno, no começo de 2022.
Será que você conhece as cores das suas marcas de moda favoritas?
1- Azul Tiffany
Essa é uma das cores mais famosas do mundo da moda, o azul da marca Tiffany é um versão do azul turquesa. Essa cor foi escolhida, pois Charles Lewis Tiffany, fundador da joalheria, acreditava que seria uma cor que ao ser vista, sem nenhuma referência ou em outro contexto, que não fossem os seus produtos de luxo, seria facilmente associada à marca e suas joias.
1- Azul TiffanyFonte: Pinterest
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2- Laranja Hermès
O laranja é uma parte essencial da marca Hermès. Porém, a sua escolha não foi algo planejado e estruturado. Durante o período da Segunda Guerra Mundial, muitas matérias-primas se tornaram praticamente inacessíveis, como por exemplo o papel bege, que na maioria das vezes é utilizado pelas marcas para criar suas embalagens. Na época, o único tom que tinha para substituir o bege, era o famoso laranja, que posteriormente se tornou a marca registrada da grife.
Além disso, desde a década de 1960, o laranja Hermès é oficialmente patenteado e virou referência em sofisticação, luxo e alta qualidade. O nome do laranja Hermès é Orange Boite, em português Laranja Caixa.
2- Laranja HermèsFonte: Pinterest
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3- Verde Bottega Veneta
Uma das referências mais recentes da associação entre cores e marcas é o verde Bottega Veneta. Esse verde possui uma tonalidade bem específica e foi o principal responsável por mostrar ao mundo o novo momento da grife, sob os olhos de Daniel Lee.
O tom virou uma febre no mundo da moda na época de seu lançamento, que passou de cor icônica da marca Bottega Veneta, para a cor mais usada no mundo fashion, até hoje diga-se de passagem.
3- Verde Bottega VenetaFonte: Pinterest
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4- Amarelo Fendi
Talvez de todas as referências entre marcas e cores, essa seja a menos famosa, mas tão importante quanto as demais. O amarelo Fendi possui o nome de Pergamena, homenageando o couro de tonalidade amarelada, carro-chefe da grife. Além disso, o amarelo tem como significado o clima solar e iluminado da Itália, seu país de origem.
4- Amarelo FendiFonte: STEAL THE LOOK
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5- Rosa Choque Elsa Schiaparelli
Não podemos esquecer que foi Elsa Schiaparelli quem inventou o tom de rosa choque, na década de 1930.
O rosa choque de Elsa Schiaparelli lembra o fuchsia, e foi introduzido na marca através da embalagem do perfume best seller, Shocking. E o rosa da marca levou esse nome, pois segundo Elsa, o rosa choque é um tom chocante e puro. Se tornando a marca registrada da grife até os dias de hoje.
5- Rosa Choque Elsa SchiaparelliFonte: STEAL THE LOOK
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6- Cinza Dior
A relação do cinza com a marca Dior é muito icônica! O cinza Dior era a cor favorita de seu fundador Christian Dior, pois tem a capacidade de combinar com, praticamente, todas as outras tonalidades e se manter sofisticado.
Para efetivar ainda mais essa tonalidade, em 2018, Maria Grazia Chiuri, a atual diretora criativa da grife, criou o desfile de alta-costura da maison com uma cartela de mais de 50 tonalidades de cinza.
Desde então, a cor cinza, em diferentes intensidades, está sempre presente nas criações da marca.
6- Cinza DiorFonte: Pinterest
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7- Pink PP Valentino
Como já vimos por aqui, a apresentação da coleção de Outono/ Inverno 2022 da maison Valentino foi toda monocromática, apresentando ao público um tom de rosa vibrante.
Esse tom foi desenvolvido exclusivamente pelo time criativo da marca, encabeçado pelo designer Pier Paolo Piccioli, em parceria com o Instituto Pantone.
O Valentino Pink PP foi desenvolvido para representar o atual mood da marca, mais otimista, moderno e valorizando a individualidade de cada um.
7- Pink PP ValentinoFonte: Pinterest
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8- Vermelho Louboutin
Aqui nem preciso falar muito. O vermelho é a cor da sola dos calçados criados por Christian Louboutin, que são desejados e copiados ao redor do mundo inteiro. Com isso, Louboutin precisou patentear a cor.
8- Vermelho LouboutinFonte: Pinterest
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