MODA

Europecore

4 DE SETEMBRO DE 2023
Europecore Europecore Europecore

O FOMO, Fear Of Missing Out, ou Medo de Perder, é um dos principais impulsionadores de tendências do mundo, e na moda não seria diferente. Somado a escassez, se torna a receita perfeita para o desejo.

Com as férias de verão do hemisfério norte a todo vapor, nós fomos obrigadas a nos teletransportar mentalmente para terras distantes, ou em alguns casos, fisicamente também, para lugares com os guarda-roupas mais incríveis de summer vacation.

O fascínio pelas roupas de resort, com a promessa de glamour atemporal, existe muito antes da pandemia. Porém, agora com as viagens voltando e se tornando menos acessíveis, se transformou em um luxo, algo para ser exibido no Instagram enquanto usamos o look perfeito, estilo Pinterest.

Isso significa que influenciadores estão de alguma forma buscando a suposta sofisticação europeia, seja através da própria viagem, estilo de vida, fotos ou looks. E assim surge a Europecore, uma das muitas microtendências que nasceram no TikTok e que continuam a nos impactar.

Embora não seja uma "Quiet Luxury" ou "Coastal Grandmother", ela compartilha os estilos aspiracionais dessas tendências. A Europecore cresceu tanto que até a marca estadunidense Target lançou uma coleção que incentiva você a "se vista para manifestar viagens ao exterior", oferecendo itens como vestidos justos e sandálias de tiras.

Assim como já nos inspiramos nas garotas francesas e nas garotas dinamarquesas do street style, agora a ideia é que todo o antigo continente seja uma aspiração.

Visualmente, a Europecore é extremamente diversa. Pode significar ver Kim Kardashian com uma camisa de futebol espanhol ou Sofia Richie passeando pelo sul da França. Pensando em inspirações vintage, visualize Jane Birkin relaxando à beira da piscina na Côte d'Azur no filme "La Piscine", de 1969, ou Grace Kelly **tomando sol no sul da França **em "Para Pegar um Ladrão".

A Europecore também está presente em série atuais, como em "The White Lotus", onde Aubrey Plaza veste peças influenciadas por Audrey Hepburn e Monica Vitti com um toque da década de 1950, enquanto Jennifer Coolidge usa um lenço na cabeça.

Comparada com as outras #core, essa tendência é um pouco mais acessível. Sendo ampla e minimalista o suficiente para que você possa montar diferentes tipos de visuais com peças do seu próprio guarda-roupa ou encontradas em brechós, ao invés de encomendar um conjunto completo no estilo "Barbiecore" da Shein. Além disso, você não precisa estar na Europa para usar a Europecore.

Embora ninguém espere que as tendências de moda reflitam a realidade geopolítica, a Europecore apresenta uma visão limitada e americana do continente. As referências geralmente se concentram em cidades turísticas caras com hotéis cinco estrelas, sem retratar cidades industriais sem litoral. Além disso, os estilos de vida retratados são sempre de classes sociais mais altas.

No entanto, se a moda é uma forma de diversão, por que não nos permitir sonhar? Afinal, o verão é a estação perfeita para isso.



EuropecoreImagem 1
Fonte: Pinterest
(Acessar link)


EuropecoreImagem 2
Fonte: Pinterest
(Acessar link)


EuropecoreImagem 3
Fonte: Pinterest
(Acessar link)


EuropecoreImagem 4
Fonte: Pinterest
(Acessar link)


EuropecoreImagem 5
Fonte: Pinterest
(Acessar link)


EuropecoreImagem 6
Fonte: Pinterest
(Acessar link)


EuropecoreImagem 7
Fonte: Pinterest
(Acessar link)


EuropecoreImagem 8
Fonte: Pinterest
(Acessar link)


EuropecoreImagem 9
Fonte: Pinterest
(Acessar link)


EuropecoreImagem 10
Fonte: Pinterest
(Acessar link)





VER POST NO INSTAGRAM

Você vai Gostar...