Tudo sobre a São Paulo Fashion Week 2025
#0285 27 DE OUTUBRO DE 2025

São Paulo Fashion Weeks N60Fonte: Topview
(Acessar link)
Em outubro de 2025, São Paulo virou, mais uma vez, palco da moda nacional. A edição N60 do São Paulo Fashion Week celebrou 30 anos de história, com desfiles que aconteceram entre os dias 13 e 20 de outubro, em locais simbólicos da capital, como o Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra), o Parque Ibirapuera e o Teatro Iguatemi.
Esse foi mais do que um calendário de tendências, foi um momento de referência para a moda brasileira, reafirmando seu papel como plataforma de inovação, cultura, identidade e atitude.
Importância do evento para a moda nacional
Importância do evento para a moda nacionalFonte: Revista Zelo
(Acessar link)
Este SPFW N60 entrou para a história justamente por marcar os 30 anos do evento mais importante da moda brasileira, e praticamente do hemisfério sul. A edição reuniu 38 desfiles, que apostaram em pluralidade, sustentabilidade, identidade, saberes regionais e uma nova geração de criadores.
O evento reforçou que a moda nacional não é apenas consumo, é expressão, mercado e presença no mundo. Também vale destacar que o evento funciona como uma vitrine da forma com que o Brasil pensa tendências, cadeia produtiva, visibilidade global, muito além de roupas bonitas.
Principais acontecimentos
- A abertura da programação aconteceu no dia 13 de outubro, com apresentações de João Pimenta, Gloria Coelho e Ronaldo Fraga.
- Tivemos a presença de estreias e retornos relevantes, como a nova marca Uó, assinada por Marcelo Sommer, e a grife Chapéus Davi Ramos com sua primeira coleção de roupas.
- Retornos esperados: os estilistas Amir Slama, Flávia Aranha e Ronaldo Fraga ganharam destaque em seus reencontros com a passarela.
- Momentos de destaque com narrativas fortes, como o desfile do projeto Sou de Algodão, que trouxe sustentabilidade, rastreabilidade e consciência para o centro das atenções.
As cinco tendências mais marcantes do evento
Artesanato, regionalidade e riqueza dos saberes manuaisFonte: SPFW
(Acessar link)
1- Artesanato, regionalidade e riqueza dos saberes manuais
Peças bordadas, patchworks e materiais têxteis com alma brasileira apareceram com força no evento, como no desfile da Foz que se inspirou em um vilarejo fictício, utilizando retalhos, pipas e bordados que remetem a paisagens e histórias locais.
Sustentabilidade e rastreabilidade da cadeia- Sou de AlgodãoFonte: SPFW
(Acessar link)
2- Sustentabilidade e rastreabilidade da cadeia
Grifes e projetos (como o Sou de Algodão) trouxeram à passarela o discurso do algodão brasileiro, da produção consciente e da origem e visibilidade da cadeia têxtil.
Alfaiataria reinventada e silhuetas modernasFonte: SPFW
(Acessar link)
3- Alfaiataria reinventada e silhuetas modernas
Mesmo com forte apelo artesanal, vimos alfaiataria com outras camadas, cortes limpos, blazers oversized, proporções revisadas e minimalismo com atitude.
Streetwear autenticado e luxo acessívelFonte: SPFW
(Acessar link)
4- Mix entre streetwear e luxo
É notável que marcas estão buscando misturar o universo urbano com materiais nobres, recortes refinados e acabamentos de passarela. Essa mistura apareceu bastante também no street style.
Estética “look & feel” digital e observável nas ruasFonte: SPFW
(Acessar link)
5- Estética “look & feel” digital
Embora nem sempre explicitado como tendência, o que se viu foi uma moda muito conectada com as redes sociais e o ambiente digital, com o mindset da instanteidade, através de tecidos que brilham, texturas que aparecem nas fotos, recortes que marcam a silhueta, ou seja, peças que funcionam para passarela e para feed.
Um pouco sobre o Street Style
Se os desfiles mostraram o que o mundo da moda dita para as próximas estações, o que se veste fora das passarelas é o que se multiplica nas redes, revelando como o público traduz essas tendências em estilo pessoal.
Street Style- Elegância e atitude cotidianaFonte: CNN Brasil
(Acessar link)
- Mistura entre elegância e atitude cotidiana, como alfaiataria combinada com peças mais street.
Street Style- Brasilidade através de materiais e estampasFonte: CNN Brasil
(Acessar link)
- Brasilidade através de materiais e estampas.
Street Style- Instagram-readyFonte: Gshow
(Acessar link)
- Instagram-ready: peças com textura, brilho e recortes, que se destacam em fotos.
Street Style- Identidade individual como protagonistaFonte: CNN Brasil
(Acessar link)
- Identidade individual como protagonista: misturas entre o que está na moda e achados de brechó, acessórios diferentes e com personalidade.
A SPFW N60 reforçou que moda autoral, consciente e conectada à vida real funciona e é sim aspiracional.
VER POST NO INSTAGRAM






